Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais

A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em nível mundial, afetando diversos indivíduos a cada ano. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer indivíduos de ambos os sexos, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em danos à saúde. A seguir, trataremos sobre os indicadores da infecção, modos de disseminação, métodos de detecção e maneiras de combate da gonorreia.

O que é a Gonorreia?

Essa IST é uma infecção bacteriana que compromete sobretudo as mucosas do sistema urinário, abrangendo uretra, colo do útero, canal anal e faringe. Embora seja facilmente tratável, a não identificação inicial pode levar a problemas de saúde significativos.

Principais Sintomas da Gonorreia

As manifestações clínicas da doença podem ser diferentes entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a pessoa pode não notar sinais. Quando presentes, os sintomas mais comuns incluem:

Manifestações Masculinas:

Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Sensação de queimação ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Irritação no canal urinário
Em Mulheres:

Corrimento vaginal anormal
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Desconforto na relação sexual
Desconforto na região pélvica
Complicações Possíveis:

A infecção pode comprometer a orofaringe, provocando irritação e desconforto, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.

Como a Gonorreia é Transmitida?

O meio mais comum de contágio acontece durante o sexo sem preservativo, abrangendo sexo oral, anal e vaginal. Outro fator relevante, a infecção pode ser transmitida de obter mais informações mãe para filho, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.

Diagnóstico da Gonorreia

O diagnóstico da gonorreia pode ser confirmado com exames específicos, tais como:

Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Detecção genética da bactéria: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A cura depende da administração de antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. Entretanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para evitar recorrências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *